A eleição da Mesa Diretora da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) para o biênio 2025-2026 foi definida nesta quarta-feira (7/8), após as votações serem antecipadas.
Uma das novidades é a criação da 2ª vice-presidência, posição que será ocupada pela deputada distrital Paula Belmonte.
O Pastor Daniel de Castro (PP) continuará como primeiro-secretário e Roosevelt Vilela (PL) se manterá na posição de segundo-secretário. Martins Machado (Republicanos) será o terceiro-secretário, como atualmente. Robério Negreiros (PSD) será eleito quarto-secretário. Esse último cargo também foi criado recentemente.
Por fim, o deputado distrital Jorge Viana (PSD) assume como ouvidor, e Joaquim Roriz (PL) como novo corregedor
Em maio de 2024, a CLDF aprovou a ampliação de cinco para sete integrantes da Mesa Diretora. Cada um possui uma estrutura com diversos cargos comissionados, que abrigam aliados políticos dos deputados.
Nessa terça-feira (6/8), Wellington Luiz disse à coluna Grande Angular, do Metrópoles, que a antecipação da eleição da Mesa Diretora ocorre para garantir um contexto “mais confortável e sem influências externas” nas próximas votações. A eleição normalmente ocorre em dezembro, a cada dois anos.
Desmembramento de comissão
Outra novidade é o desmembramento da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) em duas.
Enquanto Gabriel Magno (PT) comandará Comissão de Educação e Cultura, Dayse Amarílio (PSB) presidirá a nova Comissão de Saúde.
Liderança do governo
O deputado distrital Hermeto (MDB) assumirá como novo líder do governo na Casa a partir de janeiro de 2025. O cargo atualmente é ocupado por Robério Negreiros (PSD).