Uma mulher foi flagrada por câmeras de segurança abandonando quatro filhotes de gato ao lado de um contêiner, na Rua 04 de Vicente Pires. O caso ocorreu na manhã desta terça-feira (6/8).
O vídeo, obtido pelo Metrópoles, mostra um Fiat Uno se aproximando do contêiner. Uma mulher desce com um balde na mão, caminha até o gramado e despeja os gatos no chão.
Assista:
Uma moradora de um condomínio próximo resgatou os filhotes. Até a última atualização desta reportagem, a mulher não havia retornado aos contatos da reportagem.
Denuncie
No Brasil, o abandono de cães e gatos é considerado crime punível com reclusão segundo o artigo 32, §1º-A, da Lei 9.605/1998. As justificativas relatadas pelos infratores para abandonar os animais são as mais “desumanas possíveis”, conta o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB-DF, Arthur Regis. “Alegam que o animal é velho e não enxerga, que os gastos com remédios e tratamento médico-veterinário estão muito altos, ou que abandonam os animais para viajarem. Também alegam que o cachorro late demais, ou que o gato mia demais. E não são só cães e gatos abandonados, há também cavalos, vacas, coelhos, e animais de diversas espécies.”
Denúncias de maus-tratos podem ser feitas anonimamente. A Delegacia de Repressão aos Crimes contra os Animais do País (Dema), criada em 2023 no DF, pode ser acionada diretamente pelo número 197, pelo WhatsApp (61) 98626-1197 ou pelo e-mail denuncia197@pcdf.df.gov.br.