O Brasil se prepara para uma semana de grandes mudanças climáticas, marcadas por uma nova onda de frio, chuvas intensas e até a possibilidade de neve em algumas regiões. A “montanha-russa” climática vai fazer com que parte dos brasileiros tenha que preparar os casacos e guarda-chuvas, enquanto outros o protetor solar e a garrafinha de água.
De acordo com o Climatempo, os primeiros dias da semana ainda serão marcados por tempo quente e seco, especialmente nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. No entanto, a partir da noite de quarta-feira (7/8), uma frente fria começará a se deslocar pelo Sul do país, trazendo queda nas temperaturas e muita instabilidade.
Mapas de desvio de temperaturas
A previsão é que essa frente fria avance rapidamente, afetando principalmente os estados do Centro-Sul do Brasil. Durante a madrugada e manhã de quinta-feira (8/8), o clima já começará a mudar, com temperaturas mais baixas e aumento das chuvas.
A massa de ar frio que acompanhará essa frente fria é de origem polar, o que significa que o frio será mais intenso e poderá durar até o fim de semana. Há até mesmo chance de neve em áreas de maior altitude no Sul, como no Nordeste do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, especialmente entre sexta (9/8) e sábado (10).
Chuvas previstas para várias regiões
Além do frio, a semana será marcada por chuvas em diversas partes do país. Na quinta-feira, a frente fria vai avançar mais para o Norte, trazendo chuva para Santa Catarina, Paraná e parte do Mato Grosso do Sul e São Paulo.
No Sudeste, a maior parte da semana será de tempo seco, mas a previsão é que a chuva chegue no fim de semana, afetando principalmente o sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Na região Centro-Oeste, a semana será majoritariamente seca e quente, especialmente em Goiás e no Mato Grosso. Apenas Mato Grosso do Sul deve ter alguma chuva no final da semana.
Já no Nordeste, as chuvas serão mais concentradas na faixa litorânea, especialmente entre a Bahia e o Rio Grande do Norte. No entanto, os volumes das precipitações não devem ser altos.
No Norte do país, as chuvas mais significativas estão previstas para o Norte e Oeste do Amazonas, Roraima e Acre, enquanto outras áreas terão pouca ou nenhuma chuva.
Veja a previsão em todas as capitais brasileiras para essa terça-feira, segundo o Inmet:
Aracaju: mínima de 21°C e máxima de 29°C
Belém: mínima de 24°C e máxima de 35°C
Belo Horizonte: mínima de 13°C e máxima de 27°C
Boa Vista: mínima de 24°C e máxima de 34°C
Brasília: mínima de 15°C e máxima de 26°C
Campo Grande: mínima de 19°C e máxima de 35°C
Cuiabá: mínima de 25°C e máxima de 37°C
Curitiba: mínima de 15ºC e máxima de 27°C
Florianópolis: mínima de 17°C e máxima de 26°C
Fortaleza: mínima de 23°C e máxima de 31°C
Goiânia: mínima de 18°C e máxima de 31°C
João Pessoa: mínima de 22°C e máxima de 29°C
Macapá: mínima de 25°C e máxima de 33°C
Maceió: mínima de 20°C e máxima de 26°C
Manaus: mínima de 25°C e máxima de 35°C
Natal: mínima de 22°C e máxima de 29°C
Palmas: mínima de 21°C e máxima de 35°C
Porto Alegre: mínima de 17°C e máxima de 25°C
Porto Velho: mínima de 22°C e máxima de 37°C
Recife: mínima de 23°C e máxima de 28°C
Rio Branco: mínima de 23°C e máxima de 33°C
Rio de Janeiro: mínima de 18°C e máxima de 33°C
Salvador: mínima de 20°C e máxima de 28°C
São Luís: mínima de 24°C e máxima de 33°C
São Paulo: mínima de 16°C e máxima de 28°C
Teresina: mínima de 20°C e máxima de 35°C
Vitória: mínima de 16°C e máxima de 26°C